Skip to content
agosto 25, 2010 / Hunzerf

Lado B do Circuito do Ouro


Bom passeio para um final de semana ou feriado prolongado é conhecer os arredores de BH, de carro. Esse roteiro, para um final de semana, sai de BH, passa por Sabará, Santa Bárbara e Santuário do Caraça. É possível incluir ainda Inhotim,  Serra da Piedade, Catas Altas e Lagoa Santa, se tiver mais dias. O roteiro pode ser combinado ainda com um percurso maior, passando por Ouro Preto e Mariana.

O ideal é chegar na sexta à noite em BH. Para dormir, o Quality Afonso Pena possui localização privilegiada, vista panorâmica e preços razoáveis aos finais de semana. Recomendo jantar no restaurante Hermengarda, no Sion, ou no Taste Vin, no Savassi. De manhã, uma pedida é conhecer e almoçar no Mercadão – Casa Cheia, Bar da Lora e o pão de queijo da Dona Diva são referências gastronômicas da cidade. Compras – queijo, doce de leite, cachaça – é na barraca do Ronaldo.

Outra opção, que não tive a oportunidade de testar, é seguir ao bairro de Barreiro de Baixo, próximo à Cidade Industrial, e conhecer os famosos bares do Zezé e do Ferreira. Devidamente almoçado, sair para Sabará, uma cidade histórica sem o charme de Tiradentes ou Ouro Preto, mas que tem duas das mais belas igrejas barrocas de Minas: as igrejas tortas da Nossa Senhora do Ó, pequena por fora e incrível por dentro, e da e Nossa Senhora da Conceição. Ambas possuem  improvável decoração em estilo chinês. A estrada que liga Sabará a Caeté é muito bonita, recortando as montanhas que envolvem Sabará . Se chegar por volta das quatro em Caeté, aproveite para subir a Serra da Piedade (o que não fiz). Uma estrada de terra liga Caeté a Barão de Cocais.

Ligando com (bastante) antecedência, é possível reservar um quarto dentro do Santuário do Caraça. Caso não consiga, resta dormir em Santa Bárbara, que possui um hotel de ótimo custo benefício em frente à Matriz, o Hotel Quadrado. Inevitável no domingo ser acordado pelos sinos anunciando a missa das sete da manhã. Aproveite para visitar a igreja, considerada uma das mais belas de Minas Gerais. As passagens da vida de Abraão são pintados pelo Mestre. Aproveite também para sair cedo ao Santuário do Caraça. Não se esqueça de passar no supermercado local SJ e comprar o renomado mel local e também a cachaça de mel produzida na cidade. Outra boa compra é vinho de jabuticaba, mas esse tem que garimpar, pois não tem no mercado. Catas Altas e Santa Bárbara possuem uma interessante história de produção desse vinho incomum, e existe até uma festa dedicada a ele (http://www.catasaltas.mg.gov.br/festadovinho/)

O Caraça por si só merece vários dias de visitação, mas em um dia é possível conhecer a sede, com sua bela igreja em estilo neo-gótico e tela imensa da Santa Ceia do Mestre Ataíde. Não deixe de almoçar no bufê, com ótima comida caseira e que custa apenas 10 reais.

A Cascatinha é o passeio mais curto, e que pode ser feito em uma tarde, com parada na agradável Prainha.

Na volta, um dos melhores restaurantes de BH e que ficam abertos até a meia noite no domingo é A Favorita.

Bom lugar para encher a mala de queijo da Serra da Canastra, café de Minas, e ainda comer um dos melhores pães de queijo da cidade e o melhor pão que já comi – a ciabatta integral de castanha do pará -, é o mercado chique Verdemar, no Sion. No domingo, abre até às 21:00. Eles têm ainda importação direta de diversos produtos italianos muito difíceis de serem encontrados, com destaque para o crema de balsâmico e para o óleo de semente de uva.

Uma dica para os que retornam de manhã é dormir no hotel Bristol Aeroporto, no município de Lagoa Santa e a apenas 15 minutos do aeroporto. A cidade tem a famosa Gruta da Lapinha (não conheço), e quem tiver um dia sobrando deve valer a visita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: