Skip to content
agosto 18, 2010 / Hunzerf

Chapada Diamantina de carro 5 – Rio de Contas

Rio de Contas é uma cidade mais afastada, que se denomina “o outro lado da Chapada”. A maioria dos turistas que visita a Chapada nem sabe de sua existência. Pudera. Nem os nativos sabem direito como chegar lá. Existe a opção pelo asfalto, na qual você roda incríveis 290 km, ou 4 horas, por Brumado.

A segunda opção, por dentro, eu pessoalmente não recomendo para ninguém que não goste de uma (boa) dose de aventura. Se você quiser arriscar, eu dou as dicas e a primeira é: não vá à noite. O risco de emboscadas para assalto são grandes, segundo os locais. A segunda é o caminho: saindo de Mucugê, siga as placas para Abaíra, qualquer uma, você vai cair no mesmo lugar: uma estrada de terra larga, que dá acesso a diversas fazendas. Pegue à esquerda. Depois de alguns quilômetros, sempre mantendo a direita, você chegará a descida do Morro Branco, passando pelo Brejo de Cima. Antes de chegar em João Correia, existe o pé de umbu. Pode-se virar à esquerda, e seguir uma bela estrada pelo meio da caatinga até Jussiape. Virando à direita, a estrada é melhor, mas não é tão bonita. Vou descrevê-la na volta.

Essa estrada da ida tem apenas um trecho que é bem ruim, no fim de uma baixada. Se o tempo estiver chuvoso acho que não dá pra passar. De Jussiape até Rio de Contas é só asfalto, e do bom.

Rio de Contas é particularmente bonita no Corpus Christi, época em que lá estive A cidade se enfeita pintando suas ruas para a procissão. Boa opção para comer é a Soraya. Para compras, vá de mandalas de pedra e cachaça Serra das Almas. O destaque da cidade é seu casario colonial e sua igreja de pedra. Tente subir no sino. O pôr do sol é impressionante No quesito andança, o pico das Almas e a cachoeira do rio Brumado, que não tive a oportunidade de conhecer.

Na volta, antes de chegar em Jussiape, siga a placa Abaíra. suba a larga estrada de terra, até Caraguataí. Pergunte como chegar em Mucugê, subindo o Morro Branco. Existe um caminho meio enrolado até o pé de umbu supracitado. Não suba à noite de jeito nenhum. Após as cinco, durma na honesta pousada Caraguataí, no centro do vilarejo.