Pular para o conteúdo
agosto 18, 2010 / Hunzerf

Chapada Diamantina de carro 3 – Mucugê

Daqui em diante, o carro torna-se imprescindível, e você agradecerá por tê-lo alugado. Chegar de ônibus em Mucugê não é fácil, e quem o fez narra isso como uma façanha.

Saindo do Capão com seu estoque anual de mel, o melhor é seguir para Mucugê, circundando o parque passando por Guiné. A estrada de terra é belíssima e semi-deserta. Saindo do Capão, deve-se virar à esquerda na roda de boi.

No Guiné, a pedida é parar para comprar arroz vermelho. O distribuidor de toda a Chapada fica nesse vilarejo. Pergunte que você vai achar.

Mucugê possui o inusitado cemitério bizantino, cujo visual à noite é surreal. Além de ser a melhor bse para se conhecer os imperdíveis Poço Encantado e Poço Azul, possui o povo mais hospitaleiro da Chapada. O centrinho possui arquitetura bem conservada, e a cidade foi a principal da Chapada na apogeu da caça aos diamantes. Lá, você sentirá mais de perto essa cultura. O melhor restaurante é o da Dona Nena. Na verdade é a casa da própria dona Nena, a cuja residência certamente você retornará todos os dias em que estiver em Mucugê. Além de cozinhar extremamente bem, a dona Nena é uma pessoa super simpática. Para a noite, o Point da Chapada possui boas pizzas.

Melhor pousada é a Pousada Mucugê.

Para visitar os poços, só é necessário seu carro. Guia incluso na entrada.

Mucugê também é a melhor base para se conhecer o Buracão, a atração mais bem cotada da Chapada. Deve-se ir de carro até Ibicoara, e lá contratar um guia para conduzi-lo ao Buracão. Deve-se destacar que,  acesso ao Buracão é restrito aos guias locais. Isso quer dizer que mesmo que se contrate um guia em Mucugê, é necessário contratar outro guia em Ibicoara.

Tem uma série de cachoeiras próximas à cidade. Não tive a oportunidade de conhecer. Verifique nas agências.

No dia de sua saída, não deixe de conhecer o Parque Municipal das Sempre-Vivas e o museu do garimpo, no caminho para a próxima parada: a magnífica Igatu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: